Francisco Carlos doa sangue e incentiva o ato em seu Instagram

Francisco Carlos doa sangue no Hemose (Foto: Reprodução/Instagram)
Na tarde desta quinta-feira, 05 de novembro, Francisco Carlos esteve no Hemose para doar sangue e aproveitou a ocasião para divulgar a doação por Aférese em seu Instagram. "Hoje foi dia de passar a tarde no Hemose para a realização da Aférese. Já ouviu falar desse procedimento? [...] Ficou curioso? Procure o Hemose, fique informado e venha fazer a aférese você também!! Seja um doador de sangue!!!", incentivou o idealizador do projeto Galera Sangue Bom.

A Aférese é uma doação diferenciada, onde é retirada apenas uma parte do sangue, isto é, somente as plaquetas são coletadas. Dessa forma, a quantidade de plaquetas obtida é, em média, 7 vezes maior do que se consegue em uma doação normal. A reposição das plaquetas é feita naturalmente pelo organismo, em geral, no prazo de 48 horas, portanto, a doação por Aférese não afeta a saúde e permite que a pessoa doe novamente em 72 horas.

Saiba mais

O que é doação por Aférese?

Aférese significa “separar” ou “retirar”. Portanto, através da doação por aférese é possível retirar apenas uma das células do sangue total.

O que são Plaquetas?

São células do sangue responsáveis pela coagulação. As plaquetas são produzidas na medula óssea e podem ser armazenadas no baço. Quando um vaso ou órgão é lesado, as plaquetas se prendem ao local formando uma barreira que evita o sangramento.

Como é feita a separação de plaquetas por aférese?

A enfermeira conecta o doador à máquina de aférese, através de punção venosa em ambos os braços. Por centrifugação a máquina separa o sangue do doador e retira somente as plaquetas, devolvendo as outras células ao doador. O sangue não entra em contato com a máquina e sim, com um material descartável e estéril que se chama Kit. O procedimento dura aproximadamente 60 minutos, o que exige uma colaboração maior do doador ao paciente.

Doar plaquetas por aférese é seguro?

É totalmente seguro. Não há risco de se contrair qualquer doença, porque utiliza-se materiais estéreis e de uso único. Durante este processo, a máquina coleta 10% das plaquetas circulantes no organismo do doador. A medula óssea do doador facilmente repõe esta quantidade de plaquetas em 48 horas, e as doações por aférese podem ser repetidas a cada 72 horas sem prejuízo ao doador.

Quem utiliza as plaquetas?

São pacientes que sangram devido a baixa contagem de plaquetas por causa de leucemias, câncer, anemia aplástica, quimioterapia, radioterapia e etc. As pessoas submetidas a transplante de medula óssea, necessitam de muitas transfusões de plaquetas.

Como a aférese ajuda os pacientes?

Uma doação por aférese contém 8 vezes mais plaquetas do que numa doação tradicional. Então, em vez do paciente ser transfundido com plaquetas de 8 doadores, através da aférese é necessário apenas um doador.

Por que doar sangue por aférese?

Para colaborar com os pacientes que necessitam de grande quantidade plaquetas. Este tipo de doação proporciona resultados benéfícos ao paciente, sem prejudicar a saúde de quem está doando.

Quais as exigências para ser doador de plaquetas?

Ter idade entre 18 e 60 anos, ser uma pessoa saudável com ótimas condições de veias e que seja facilmente localizado quando for necessário doar. Comparecer ao um Hemocentro com documento de identidade, onde o provável doador passará por entrevista e será coletado exames sorológicos para Hepatite, AIDS, Chagas, Sífilis, HTLV e hemograma com contagem de plaquetas.

Qual o tipo de sangue ideal?

Todos os tipos de sangue são ideais e necessários. O que é preconizado é dar preferência ao doador com ABO compatível ao paciente.

Recomendações ao doador de plaquetas por aférese:

- O doador será convocado previamente para a doação, por isso, deverá deixar um telefone para contato.

- O doador deverá comparecer ao Hemocentro no horário determinado com pontualidade.

- O doador não deve fazer uso de medicamentos tipo AAS, Aspirina, antinflamatório, etc. Se houver necessidade do uso destes medicamentos, entre em contato com a enfermeira do setor de aférese e comunique o fato.

- Os exames sorológicos terão validade por 10 dias. Se neste período o doador não fizer nenhuma doação, será necessário nova coleta de exames.

- No dia da doação o doador deve se alimentar normalmente, sendo que bebidas alcoólicas e alimentos muito gordurosos devem ser evitados desde a véspera da doação.

- Recomenda-se no dia da doação a ingestão de alimentos pobres em gorduras e ricos em cálcio (leite, queijo fresco, etc.).

Horário de funcionamento do Homose (Sergipe):

Segunda a sexta-feira: 7h30min às 17h
Sábados e feriados: 8h às 12h

Endereço:

Av. Pres Tancredo Neves, S/N - Bairro Capucho
vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse)
Cidade: Aracaju / SE
Fone: (79) 3225-8000

Se você mora em outro estado, procure um local de doação de sangue mais próximo!


Francisco Carlos doa sangue e incentiva o ato em seu Instagram Francisco Carlos doa sangue e incentiva o ato em seu Instagram Reviewed by Beleza Sergipana on 12:08 Rating: 5

Nenhum comentário

ATENÇÃO!

1-Comente apenas sobre o conteúdo da postagem, caso o comentário aborde outro assunto que não seja o exposto no texto, ele será excluído.
2-Não use palavras de baixo calão.
3-Se deseja comentar , reclamar ou participar das redes sociais do site, é só clicar no link desejado.

APROVEITE NOSSO CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS!

Twitter
Facebook
Orkut
TV Beleza Sergipana
Assine nosso feed
Entre em contato conosco